Residências

 

  • 1

  • 2

Mediadora: Juliana Crispe

Carga horária: 40 horas

Público: artistas publicadores e estudantes de arte

Número de participantes: 10

Seleção: Edital

 

A residência tem por objetivo pensar o múltiplo e a publicação de artista no cenário contemporâneo. Articula questões históricas da reprodutibilidade como força motriz no campo das artes visuais e suas intersemioses. Aponta para linguagens que se fundam, se cruzam e tornam-se outros meios que possibilitam a expansão da obra. Nesses entremeios, será também abordado através desses disparos, o múltiplo e a publicação de artista como potências criadoras no contemporâneo e suas inserções em espaços desviantes. Irá ser proposto um conjunto de ações/publicações em distintas linguagens e disparadores que se unem por um coletivo e se diferenciam em subjetividades de cada participante. 

Objetivos Gerais

A partir de investigações teóricas e práticas acerca do múltiplo e das publicações de artista no campo da arte contemporânea, objetiva-se na residência o desenvolvimento prático e reflexivo sobre essas proposições artísticas e como estas não só se inserem em espaços formais da arte, como também escapam dos espaços oficiais e ganham potencias como forças desviantes, operando em outros espaços ou tornando seu corpo o próprio espaço expositivo.

 

Objetivos Específicos

  • Investigar referências teóricas/práticas dentro do campo artístico/literário;
  • Analisar historicamente a questão da reprodutibilidade na obra de arte;
  • Desenvolver proposições de publicações coletivas e individuais dentro do contexto pensado para a residência. 

Conteúdo

  • Contextualizações, múltiplo na arte contemporânea e seus antecedentes.
  • Investigações sobre a construção de publicações e seus desdobramentos.

Metodologia

  • Aulas teóricas, estudo e debate de textos sobre reprodutibilidade, processos gráficos, múltiplos e publicações de artistas.
  • Debate sobre as publicações que serão desenvolvidas para o projeto.

Bibliografia

CADOR, Amir Britto. O livro de artista e a enciclopédia visual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

CARRIÓN, Ulisses. A nova arte de fazer livros. Coordenação Editoral: Fernando Pedro da Silva e Marília Andrés Ribeiro. Tradução de Amir Brito Cadôr. Belo Horizonte: C/Arte, 2011.

Aberto fechado: caixa e livro na arte brasileira. Curador: Guy Brettt. Textos de Frederico Morais e Ana aula Cohen. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2012.

COSTA, Luiz Cláudio da. O artista na-arquivista: os dispositivos de coleção na arte contemporânea. Revista Porto Alegre: Porto Alegre, v. 18, n. 30, 2011.

DERDYK, Edith (org). Entre ser um e ser mil: o livro e suas poéticas. São Paulo: Editora SENAC, 2013.

HENDRICKS, Jon. O que é Fluxus? O que não é! O porquê? What’s Fluxus? What’s Not! Why. Centro Cultural Banco do Brasil, 2002.

MELIM, Regina. Espaço portátil: exposição-publicação. ARS (São Paulo) (online. 2006), vol.4, n.7, pp.78-83. ISSN 1678-5320. http://dx.doi.org/10.1590/S1678-53202006000100007.

ROCHA, Michel Zózimo da. Estratégias expansivas: publicações de artistas e seus espaços moventes. Porto Alegre: M. Z. da Rocha, 2011.

 

 Mediador: Amir Britto Cadôr

Carga horária: 40 horas

Público: artistas publicadores e estudantes de arte

Número de participantes: 10

Seleção: Edital

 

O  trabalho começa com a leitura de portfólio dos artistas residentes e uma conversa

a respeito de livros e publicações, a partir de minha experiência pessoal com as edições Andante. Serão discutidos aspectos como o espaço da página, a diagramação, a sequência de páginas e as possibilidades de leitura do livro, com ênfase na narrativa construída por imagens. A partir das propostas individuais, o grupo é convidado a participar da discussão, apontando possíveis formas de apresentação do trabalho. Também serão abordadas questões de produção editorial, auxiliando a identificar a técnica de impressão mais adequada para cada projeto, a definição de formato, tiragem, número de páginas. Após as indicações de percurso nos primeiros encontros, cada artista trabalhará no desenvolvimento do seu projeto e retornará para apresentar ao grupo o estado atual do trabalho, momento em que ainda é possível fazer pequenos ajustes no projeto, de modo a viabilizar sua realização do ponto de vista técnico, material e conceitual.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver e refletir sobre o múltiplo e publicações de artistas;
  • Desenvolver proposições de publicações coletivas e individuais como forma de exercício.

Conteúdo

  • Proposições, desdobramentos e compilações de múltiplo e publicações de artista.
  • Intersecções entre o campo das artes visuais e a literatura, imagem e palavra.

Metodologia

  • Aulas expositivas de trabalhos em formato de múltiplo em distintas linguagens.
  • Orientação dos trabalhos artísticos em desenvolvimento para o projeto, suscitando reflexões durante seu processo.

Bibliografia

BASBAUM, Ricardo. Manual do Artista-Etc. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.

CADOR, Amir Britto. O livro de artista e a enciclopédia visual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

CARRIÓN, Ulisses. A nova arte de fazer livros. Coordenação Editoral: Fernando Pedro da Silva e Marília Andrés Ribeiro. Tradução de Amir Brito Cadôr. Belo Horizonte: C/Arte, 2011.

FERREIRA, Glória e Cecília Cotrim (org). Escritos de Artista – Anos 60 e 70. 2.e.d. – Rio de Janeiro.

LIMA, Ana Paula. ‘fluxuSemuseuSemfluxus’: exposições-experiência. In: Revista

PALÍNDROMO, Santa Catarina, n.2, pg. 93-113, ago 2009, DIOESC

MOEGLIN – DELCROIX, Anne. Esthétique Du livre d’artiste. Paris: Jean-Michel Place/Bibliothèque Nationale de France, 1997.

RESENDE, Ricardo. Os desdobramentos da gravura Contemporânea. In: Gravura – Arte Brasileira do Séc. XX. São Paulo: Itaú Cultural, 2002.